22
Qui, Out

Mali: Quem é o novo presidente interino

Internacional
Tipografia

O ex-ministro da Defesa Ba N'Daou foi nomeado presidente transitório do Mali por um comité criado pela junta no poder após o golpe de 18 de agosto. O anúncio foi feito pelo chefe desta junta, o coronel Assimi Goita, com uma mensagem transmitida pela televisão nacional.

Bah N'Daw, 70, é um coronel major aposentado e foi ministro da Defesa e Assuntos dos Veteranos.

Em 2014 foi Ibrahim Boubacar Keita quem o chamou de volta para se juntar ao seu governo. Mas N'Daw não ficou no cargo por muito tempo devido a "diferenças de opinião" com o presidente.
Nascido em San, na região de Ségou, ingressou no exército depois de terminar o ensino médio. Lá ele fez parte da sétima promoção da Escola Militar Conjunta Kati. Em seguida, completou seu treinamento na França e na Rússia, onde fez estágio como piloto de helicóptero.

Ele então voltou ao Mali e passou parte de sua carreira na Força Aérea. Rapidamente subiu na hierarquia: foi nomeado ajudante de campo do ex-presidente Moussa Traoré.

E posteriormente renunciou devido a desentendimentos com o Chefe de Estado. Isso não retardou sua carreira: Bah N'Daw tornou-se Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e então diretor do Gabinete de Veteranos de 2008 a 2012. Ele tem a reputação de ser um homem "rigoroso". Ele fala várias línguas e, em particular, francês, inglês e russo. Em sua tarefa, ele será auxiliado por um vice-presidente: Assimi Goïta, o chefe da junta do Mali que derrubou o IBK.

 

TN com Rivista Africa