24
Qua, Abr

Portugal: 'Aliança', novo partido de Santana Lopes realiza o primeiro Congresso

Internacional
Tipografia

Aliança, partido fundador pelo ex-primeiro ministro de Portugal; Pedro Santana Lopes, realizou neste fim de semana o seu primeiro congresso nacional em Évora.

 

O Congresso fundador da Aliança elegeu hoje os seus órgãos nacionais, entre os quais a Direcção Política Nacional, e confirmou Santana Lopes como presidente do partido, no segundo e último dia da reunião de Évora.

Os congressistas ainda elegeram o actual presidente da Comissão Instaladora Nacional (um equivalente à Comissão Política de outros partidos), Pedro Santana Lopes, como líder para os próximos três anos.

Além da Direcção Política Nacional, a Aliança elegeu também a Mesa do Congresso, que, segundo fonte oficial do partido deverá continuar a ser presidida pela reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas.

Os delegados ao congresso aprovaram a Moção Estratégica Global, cujo primeiro subscritor é Pedro Santana Lopes, depois de, durante o dia de sábado, terem dado luz verde também aos estatutos, declaração de princípios, regulamento eleitoral e símbolo do partido.

 

O ponto alto do primeiro dia do Congresso Nacional da Aliança, que marcou o nascimento oficial do partido, foi a intervenção de Santana Lopes, que teve “uma conversa” de mais de uma hora com os militantes, na qual apontou várias críticas à “frente de esquerda”, sempre sob o mote: “que país é este?”.

 

TN - Redação