22
Dom, Set


Mudanças Climáticas: Greta Thunberg: 15 anos de muita coragem

Ambiente
Tipografia

A 24ª Cimeira do Clima da ONU já acabou e a estrela deste encontro é esta jovem de 15 anos. 

  

O percurso de Greta como ativista começou quando decidiu não ir às aulas para protestar contra as alterações climáticas. Quando lhe explicaram, pela primeira vez aos 8 anos, o que estava a acontecer com o planeta e o porquê de ter de poupar água, reciclar e não desperdiçar comida, Greta nunca mais abandonou a causa ambiental.

Em meados de Agosto deste ano, começou a ser notícia um pouco por todo o mundo. Chamou-lhe "greve à escola contra as alterações climáticas" e o objetivo era pressionar o Governo a adoptar uma postura radical no combate às alterações climáticas. Desde esse dia até ao discurso na Cimeira do Clima (vídeo em cima), na Polónia, passou pouco tempo. Com uma coragem de gente grande, Greta apontou o dedo aos líderes mundiais - "não são maduros o suficiente para encarar os factos e estão a deixar o peso das alterações climáticas para as crianças".

"A nossa biosfera está a ser sacrificada para que pessoas ricas em países como o meu possam viver luxuosamente. É o sofrimento de muitos que paga pelos luxos de poucos", disse Greta diante de representantes de mais de 200 países. "Estamos a ficar sem desculpas e sem tempo. Viemos aqui para que vocês saibam que a mudança está a chegar quer vocês gostem ou não. O poder é do povo. Obrigada", rematou Greta.

O papel de Greta tem sido tão ativo que foi recentemente nomeada para os prémios Children's Climate Prize que desde 2016 distingue uma criança que se destaca por "ter feito algo extraordinário pelo clima e pelo ambiente". No entanto, a jovem pediu para ser retirada da lista de nomeados porque  teria de viajar de avião para a cerimónia da entrega de prémios, meio de transporte que a jovem e a sua família já não utilizam devido às grandes emissões de carbono que provocam. Greta e a família andam sempre de bicicleta e, em caso de urgência, usam um carro elétrico. 

Mas para quem é que Greta falou?

Para nós. Para ti e para mim. Greta Thunberg sabe que a ONU reconheceu a necessidade de agir quase 10 anos antes das mudanças climáticas serem evidentes, mas a frustração aumenta à medida em que o cenário se agrava e o plano de ação é quase nenhum.

Não podemos esperar que os senhores de fato e gravata "acordem para a vida". Somos nós que temos de acordar. Não amanhã, mas hoje, agora! 

 

TN com Juvenil2.0