24
Qui, Jun

PAICV apoia candidatura de José Maria Neves à Presidência da República

Política
Tipografia

O PAICV vai apoiar a candidatura de José Maria Neves às eleições presidenciais marcadas para Outubro, disse hoje o porta-voz do Conselho Nacional, argumentando que o mesmo reúne os requisitos para desempenhar o elevado cargo de chefe de Estado.

A decisão do partido saiu do Conselho Nacional realizado este sábado e, segundo o porta-voz da reunião, Julião Varela, o PAICV, reconhecendo o percurso do ex-primeiro-ministro José Maria Neves, enquanto homem de Estado, construtor de consensos, democrata, convicto, movido por um grande amor à terra e entre outros requisitos decidiu apoiar a sua candidatura.

“Tomamos uma importante decisão que é apoiar, de forma inequívoca, a candidatura do doutor José Maria Neves à Presidência da República, que ocorrerá em Outubro próximo. Trata-se de um cidadão que desempenhou elevadas funções a nível do País e que do nosso ponto de vista tem todas as condições para assumir o alto cargo do magistrado da Nação, portanto há um apoio expresso do PAICV”, declarou.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) revelou, está “optimista” relativamente às eleições presidenciais e que os cabo-verdianos saberão escolher a estabilidade e um presidente capaz de assegurar uma governação que tem em conta todos os interesses.

Julião Varela defendeu a necessidade de haver equilíbrio no que se refere à governação do País, lembrando que Cabo Verde já tem experiências nesta matéria, com partidos políticos de cores diferentes no Governo e na presidência a comandar os destinos das ilhas.

 Apelou neste sentido, à mobilização de todo o partido e da sociedade civil nas ilhas e na diáspora à volta da candidatura de José Maria Neves a Presidente da República, em prol das liberdades, democracia, progresso e modernização de Cabo Verde com justiça social e oportunidades partilhadas por todos.

Durante o encontro, informou por outro lado, foi feito ainda o balanço das eleições legislativas 2021, tendo lamentado o facto do PAICV não ter conseguido alcançar os objectivos que era vencer as eleições, mas que o balanço é positivo, tendo em conta que melhorou em termos dos números de deputados e aumentou o número de votos.

Cabo Verde realiza eleições presidenciais em 17 de Outubro de 2021, às quais já não concorre Jorge Carlos Fonseca, que cumpre o segundo mandato como Presidente da República.

Pela frente, na corrida eleitoral, terá outro ex-primeiro-ministro, Carlos Veiga (1991 a 2000), e ex-presidente do Movimento para a Democracia (MpD, no poder), que já apresentou a candidatura presidencial.

Fonte: Inforpress

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS