09
Qui, Jul

Orçamento Rectificativo: PM reuniu-se hoje com os representantes dos partidos políticos com assento parlamentar

Política
Tipografia

O Primeiro Ministro Cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, reuniu-se hoje com os representantes dos partidos políticos com assento parlamentar no quadro da preparação do Orçamento Rectificativo (OR) para este ano de 2020. 

Uma forma de ajustar as políticas orçamentais, através da elaboração de um OR alinhado com as novas prioridades emergentes desta crise.

À saída do encontro a presidente do PAICV, na oposição, Janira Hopffer Almada, disse que o PAICV só poderá fazer um pronunciamento mais aprofundado sobre o orçamento rectificativo depois conhecer a proposta.

Contudo, indica que o principal partido da oposição  tem um conjunto de propostas para salvar as empresas e os empregos e reforçar o sistema de saúde . 

Por seu lado a Secretária Geral do MpD, Filomena Delgado, dize que depois de apresentado o cenário ficou assente que a situação é muito complicada. Neste sentido perante a alteração dos pressupostos, apelou às pessoas a terem consciência dos investimentos feitos para responder a questão sanitária.

O chefe do governo ouviu também o líder da UCID, António Monteiro, via vídeo-conferência. 

No final do encontro o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire disse que apesar da situação exigir medidas excepcionais, que não haverá nem cortes nos salários e nem aumentos dos impostos e nem cortes nas prestações sociais. 

Fernando Elísio Freire salienta que é nesse quadro que o Governo está a elaborar o Orçamento Rectificativo, numa situação em que a recessão económica poderá atingir os 8% e a divida  pública os 150% do PIB. 

 

TN/RN

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS