24
Seg, Jun

Parlamento: Arranca amanhã a primeira sessão parlamentar de Junho

Política
Tipografia

Nesta sessão vai para o debate o Ministro de Administração Interna, Paulo Rocha, para falar do sector da segurança.

Uma solicitação da bancada parlamentar do partido da oposição (PAICV), que quer ouvir do Governo as medidas para combater factos que, na perspectiva do partido tem perturbado a ordem e a segurança em Cabo Verde neste momento.

O líder do grupo parlamentar do principal partido da oposição, Rui Semedo, fala dos homicídios e do desperecimento de pessoas e daquilo que chama de normalização da pequena criminalidade. Perante os desencontros de dados apresentados pela Policia Nacional e pelo Ministério Público sobre criminalidade, Rui Semedo fala de possíveis problemas na metodologia de capitação dos dados.

Já o partido que sustenta o governo (MpD) fala de fakenews. A deputada Filomena Gonçalves afirma que há sim uma redução da criminalidade em Cabo Verde e recomenda a oposição a fazer uso dos instrumentos legais para por cobro a uma possível adulteração dos dados.

Durante a sessão o Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha vai também responder as perguntas dos deputados.

Da agenda constam ainda a apreciação de aprovação de vários projectos e propostas de lei entre os quais o Projecto de Lei que regula o acesso aos documentos administrativos e à informação administrativa, institui o princípio da transparência ativa na administração pública, e da Proposta da Lei que aprova o regime jurídico da concessão de serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil.

TN/RN

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS