16
Qua, Jan

Assembleia Parlamentar da CPLP reúne-se na Praia com foco nas pessoas e na mobilidade

Política
Tipografia

A Cidade da Praia acolhe de 10 a 12 deste mês a VIII Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo como lema “Uma Assembleia virada para os cidadãos” com destaque para a questão da mobilidade.

Em conversa com os jornalistas na sexta-feira, o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos, na qualidade de anfitrião e próximo presidente em exercício da Assembleia Parlamentar da CPLP, salienta a importância dos parlamentos para a vida da CPLP, frisando sobretudo, na questão da mobilidade.

Jorge Santos considera que a primeira fase da mobilidade já está praticamente executada e cita o exemplo de Cabo Verde e de outros países que pela via de acordos bilaterais, sufragados pelo Parlamento Cabo-verdiano, já permite a livre circulação de pessoas e bens.

A Assembleia Parlamentar da CPLP vai ser marcada por momentos. O primeiro momento será a conferência dos presidentes dos Parlamentos onde será definida a agenda da Assembleia Parlamentar. O segundo momento será a reunião da Assembleia Parlamentar com todos os presidentes e deputados para discussão de assuntos vários e durante a qual será passado o testemunho da presidência do Brasil para Cabo Verde.

O encontro deverá contar com as presenças de todos os presidentes dos países da CPLP com excepção do presidente de Assembleia da República de Portugal, Ferro Rodrigues, que vai estar ausente por razões de saúde, devendo o mesmo ser representado pelo vice-presidente, Jorge Lacão.

A abertura da reunião contará com a presença do secretário executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles e será presidida pelo presidente em exercício da CPLP e Chefe de Estado Cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.

TN/RN

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS