16
Qua, Jan

Porto Novo: Vereador João Lima e Edil Aníbal Fonseca “em pé de guerra”

Política
Tipografia

O vereador da área da Saúde da Câmara Municipal do Porto Novo, João Lima, e o Presidente da Câmara do Porto Novo, Aníbal Fonseca, encontram-se “em pé de guerra”, após o responsável pela pasta da saúde naquele município ter denunciado que os utentes naquele Concelho podem ter sido usados como “cobaias” por médicos estomatologistas, que, segundo disse, citado pela Inforpress, têm chegado a aquele Concelho para “fazer experiências de extração dentária.

João Lima, que é médico de profissão, afirma que Aníbal Fonseca tem estado a realizar atividades, no domínio da saúde, sem o seu conhecimento, facto que ele considerou “brincadeira por parte da edilidade.

Lima considera ser ignorado pela edilidade quando se trata de promover feiras de saúde e visitas de “supostos especialistas” a Porto Novo, “atividades avulsas” das quais a edilidade tem tirado “pouco proveito”.

Citado pela Inforpress, Aníbal Fonseca afirma que as declarações proferidas, por João Lima são de “uma extrema gravidade e não veiculam” o executivo camarário.

 “Ficamos surpreendidos quando o vereador João Lima, pondo em causa as acções da câmara municipal no domínio da saúde, diz que o presidente da câmara tem promovido a vinda de médicos inexperientes a Porto Novo e que não aceita que os munícipes sejam utilizados como cobaias”, avançou o autarca Aníbal Fonseca.

Trata-se de afirmações “graves” que “não vinculam a câmara do Porto Novo e “aquilo que são as acções” da edilidade em matéria de saúde, disse o presidente da autarquia, explicando que todos os médicos que chegam a este concelho são credenciados e têm “a chancela” das autoridades de saúde locais e nacionais.

Afiançou ainda que a Delegacia de Saúde sempre solicita as credenciais dos médicos e as submete, por sua vez, à direcção-geral da Saúde para parecer.

“Actuamos de forma legal e respeitando toda a deontologia profissional no domínio da saúde”, sublinhou o autarca, assegurando que tanto as feiras de saúde, como as consultadas de estomatologia são promovidas pela autarquia em parceria com a Delegacia de Saúde do Porto Novo, que, garantiu, tem sido “a autoridade efectiva” na realização dessas acções.

“A responsabilidades ciânica é assegurada pela Delegacia de Saúde do Porto Novo e pelos médicos credenciados nacionais e estrangeiros”, notou o edil, informando que a câmara, além de promotora, assegura ainda a parte logística das acções.

Segundo ainda o presidente da camada do Porto Novo, o seu executivo tem confiança nos médicos que chegam a este município, no âmbito dos acordos de parceria existentes, e vai continuar a promover parcerias em prol da saúde neste concelho que, a seu ver, tem ainda “muitas necessidades” nesse domínio.

Aníbal Fonseca, que disse não ter conhecimento de qualquer reclamação dos utentes sobre os médicos, pediu a serenidade dos portonovenses e assegurou que essas actividades visam apenas “o bem-estar” das populações.

TN/Inforpress

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS