17
Dom, Dez

Nossa Senhora de Fátima: Dom Arlindo preside festa em Boston

Dioceses
Tipografia

O Cardeal Dom Arlindo está de partida esta terça, feira, 09, para os Estados Unidos onde deverá participar de uma das maiores festas religiosas da Diocese de Boston. O convite partiu da paróquia de St. Patrick em Boston que anualmente celebra a Festa de Nossa Senhora de Fátima, que congrega milhares de cabo-verdianos de diversas partes do Estado de Massachusets. Um outro momento marcante será um encontro-convívio com a comunidade cabo-verdiana em Brockton onde há uma vibrante comunidade paroquial também da Arquidiocese de Boston. Dom Arlindo acredita que será “um bom encontro” com os cabo-verdianos, em especial com os católicos.

 

A comunidade cabo-verdiana residente em Boston recebe em visita o Cardeal D. Arlindo Furtado, que tem como propósito a celebração da festa de Nossa Senhora de Fátima no dia que acontece no segundo domingo de Maio, dia 14, Dia das mães.

Trata-se de uma celebração religiosa, ponto central da festa que reúne milhares de fiéis e reúne a comunidade cabo-verdianos residente nos Estados Unidos. O pastor da Diocese de Santiago disse em entrevista a ao site da Diocese de Santiago que desistiu da ida a Portugal, preferindo o convite da comunidade de Boston, pois há vários anos que não se desloca a essa comunidade. 

Festa religiosa que atrai milhares de cristãos sobretudo emigrantes cabo-verdianos. A Comunidade cabo-verdiana é a protagonista e dinamizadora dessa celebração.

O Cardeal considera que para além da celebração religiosa haverá uma “festa para um  encontro e do convívio da «cabo-verdianidade», «para humanizar as relações e dar ânimo às comunidades». Esse grande encontro-convívio está previsto para Sábado, dia 13 em Brockton cidade que também pertence a Arquidiocese de Boston. O Bispo acredita que irá ser um bom encontro com os cabo-verdianos católicos e acredita que “irá fazer bem, «dando ânimo para enfrentar os desafios da vida na certeza de que Jesus esta presente e juntos serão mais fortes para vencer na vida”.

A comunidade cabo-verdiana residente nos Estados Unidos tem recebido assistência religiosa, um serviço considerado de grande importância, “inestimável”, já que a dimensão religiosa integra todas as outras dimensões na vida das pessoas. Os assistentes são padres preparados, amigos das pessoas, gente de confiança, disponíveis para escuta, acompanhamento e encorajamento, ajudando as pessoas a avançarem na vida “sempre na esperança e com a presença de Jesus”.

De Cabo Verde o Bispo da Diocese de Santiago leva cumprimentos das igrejas locais -  diocese de Santiago e de Mindelo, da pátria mãe, e espera “trazer de volta o mesmo calor, abraço que nos irmana cada vez mais como uma só família”, referiu.

D. Arlindo leva ainda na bagagem uma mensagem de esperança, união e consolo. “A vida humana tem muitas dimensões e é preciso cuidar de todas elas e não limitar apenas ao técnico, cientifico. Há-de se fazer atenção também ao sociale educativo, espiritual, moral, convivência. Mesmo no meio de um horário de trabalho intenso, de projectos bem definidos é preciso fazer atenção a outros aspectos para que num equilíbrio inter-relacional consigam assumir o próprio bem-estar e o bem-estar dos outros numa perspectiva transcendente porque Deus Esta connosco e nós estamos com Ele em comunhão, Juntos preparar a nova pátria Jerusalém de que um dia faremos parte”.

Fonte: site da Diocese de Santiago 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS