21
Seg, Mai

Top Notícias

O Elogio da Sede foi o tema que o padre José Tolentino Mendonça propôs ao Papa Francisco, quando este o convidou a orientar os exercícios espirituais da Quaresma para os responsáveis da Cúria Romana. 

No tempo litúrgico que antecede e prepara a Páscoa, os cristãos são chamados a repensar a sua vida à luz da fé que professam. Esse desafio pode assumir a forma de um encontro de reflexão ou meditação, muitas vezes chamado de “exercícios espirituais”, adotando a expressão cunhada por Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas. “Um exercício espiritual é, sobretudo, um momento de encontro, uma viagem ao interior de si, uma abertura ao que pode ser a voz de Deus, um balanço da própria vida”, explicaria Tolentino Mendonça, nesta entrevista.

Foi isso que, durante cinco dias, entre 18 e 23 de Fevereiro, aconteceu em Ariccia, perto de Roma: duas meditações diárias, e o resto do tempo em silêncio, para cada pessoa se confrontar com a reflexão proposta. “O silêncio com que vivemos este retiro podia interpretar-se como uma sede”, acrescentava o padre português.

"Certamente o Papa Francisco não se deixa intimidar pelas críticas que vêm de dentro e fora da Igreja. É sereno; fica até mesmo feliz quando o chamam de revolucionário, segue seu caminho nas pegadas de Cristo, defende os fracos, luta pela redenção dos necessitados, é contra qualquer forma de injustiça, quer cada vez mais uma Igreja em saída, pobre para os pobres, mas com respeito pela tradição, falando aos homens e às mulheres de hoje e sempre com o Evangelho na mão. E aqueles que tentam em vão colocá-lo contra o Papa emérito, e vice-versa, erram por má-fé, pois todos sabem que entre Jorge Mario Bergoglio e Joseph Ratzinger existe continuidade, sintonia, respeito, afeto recíproco e o mesmo amor pela Igreja de Jesus", diz o cardeal Walter Kasper, em entrevista concedida a Orazio La Rocca, publicada por Panorama

1992 foi um ano extraordinário para Cabo Verde. Em setembro desse ano foi aprovada a nova Constituição da República. Mais do que nova, podemos dizer uma verdadeira Constituição. Com a nova Constituição de 92, Cabo Verde passa a fazer parte do grupo de países livres e, mais do que livres, países que garantem aos seus cidadãos a plena e verdadeira liberdade. 

Em dezembro ouvia-se através da rádio uma voz alternativa à voz oficial, nascia a Rádio Nova graças à iniciativa dos Capuchinhos. Decorridos 25 anos quisemos saber como vive a Rádio Nova esta efeméride em tempos de crise. Confira a entrevista que Nita Santos, diretora daquela estação cristã, concedeu ao nosso jornal: 

Rádio Nova Online

Publicidade