26
Seg, Fev

Top Notícias

1992 foi um ano extraordinário para Cabo Verde. Em setembro desse ano foi aprovada a nova Constituição da República. Mais do que nova, podemos dizer uma verdadeira Constituição. Com a nova Constituição de 92, Cabo Verde passa a fazer parte do grupo de países livres e, mais do que livres, países que garantem aos seus cidadãos a plena e verdadeira liberdade. 

Em dezembro ouvia-se através da rádio uma voz alternativa à voz oficial, nascia a Rádio Nova graças à iniciativa dos Capuchinhos. Decorridos 25 anos quisemos saber como vive a Rádio Nova esta efeméride em tempos de crise. Confira a entrevista que Nita Santos, diretora daquela estação cristã, concedeu ao nosso jornal: 

Santa Catarina do Fogo está em festa a celebrar o dia do Município e da santa padroeira com várias iniciativas e propostas. Entretanto, há uma localidade, cuja recordação de há três anos atrás não deixa celebrar com o resto do município. Chã das Caldeiras recorda nestes dias a última erupção vulcânica de novembro de 2014. A mais mediática de todas as erupções foi também a mais politizada e que serviu para a campanha de 2016. Passados 3 anos, dois Governos, muitas ajudas nacionais e internacionais, alguns fóruns de desenvolvimentos, muitos projectos de reconstrução, primeiro do Fogo, depois da Chã, na verdade é que o povo mantém-se abandoado à sua sorte. O jornal Terra Nova quis ouvir Danilo Fontes que, através das redes sociais e outros meios tem sido uma voz que não se cala na denúncia contra os poderes que têm feito pouco caso da sorte da Chã das Caldeiras. Danilo fez denúncias durante os Governos local e central do PAICV e continua a fazê-las agora, sempre no mesmo tom, nos Governos local e central do MPD. 

Confira a entrevista que nos concedeu por e-mail:    

A Associação de Crianças Desfavorecida (ACRIDES), liderada por Lourença Tavares, esteve na linha de frente na iniciativa que levou o Parlamento a aprovar em junho último  o dia 4 de junho como Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual da criança. O "Terra Nova" quis saber qual é o quadro geral da situação da criança cabo-verdiana desta grande amante das crianças e das causas sociais. Confira:  

Rádio Nova Online

Publicidade